Alternativa locacional e projeto básico dos reatores UASB da ETE Brumadinho

Cliente:

COPASA

Serviços realizados:

O estudo de alternativas locacionais para a implantação de ETEs é de extrema relevância sob diversos aspectos (p. ex.: técnico, econômico, ambiental), todavia não se pode negligenciar a perspectiva social, tendo em vista os vários impactos potenciais à população advindos da convivência com uma ETE nas proximidades de suas residências.

Nesse estudo, utilizamos nossa expertise para auxiliar a COPASA no atendimento às exigências explicitadas em Parecer emitido pela Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho (SEMA), referentes ao licenciamento ambiental da ETE Brumadinho. Dentre as várias preocupações e exigências contidas no Parecer da SEMA, as principais relacionavam-se ao Estudo de Impacto de Vizinhança, mais precisamente à preocupação com a emissão de odores nas unidades da ETE. Os elementos destacados no Parecer eram impeditivos ao licenciamento ambiental do empreendimento na forma em que se encontrava, condicionando o licenciamento à apresentação de nova alternativa locacional e/ou à melhoria do sistema de tratamento proposto.

Nessa consultoria, realizamos análises críticas pormenorizadas do Estudo de Alternativa Locacional e do projeto de implantação da ETE Brumadinho, as quais foram consubstanciadas em um Parecer Técnico que trouxe subsídios para justificar a escolha da área para implantação da ETE, mediante melhorias gerais nos projetos dos reatores anaeróbios e do sistema de controle das emissões odorantes associadas ao processo. Face às recomendações contidas no nosso Parecer Técnico, fomos contratados para desenvolver, na sequência, o projeto básico de melhorias dos dois reatores UASB que integram a ETE (capacidade unitária média: 25 L/s) e de um novo sistema de controle de odores, constituído de câmaras de dessorção com enchimento e tratamento por biofiltração.


Quero saber mais sobre o serviço ofertado nesse case

Ao utilizar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.