Avaliação do aproveitamento do lodo das ETEs no estado da Bahia

Cliente:

Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa)

Serviços realizados:

O gerenciamento de lodo em ETEs é um dos principais desafios operacionais para os prestadores de serviço de saneamento.

Trabalhamos junto ao consórcio Incibra – Inncive – Nippon na “Elaboração e Execução do Estudo de avaliação das potencialidades de aproveitamento do lodo proveniente das Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário no estado da Bahia”, contratado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa).

O trabalho objetivou avaliar alternativas para o uso benéfico do lodo de ETEs. Entre os quatro modelos avaliados, a saber: utilização do lodo em solo para fins agrícolas, recuperação de áreas degradadas, incorporação à massa cerâmica em indústrias ceramistas e na cogeração de calor em fornos de clínquer na indústria cimenteira, selecionou-se, a partir de uma análise multicritério (econômico-financeira, técnica, socioambiental e estratégica), a produção de biossólidos para a concepção de um projeto piloto. Tal projeto foi designado para a ETE Vitória da Conquista (UASB + lodos ativados; Q = 450 L/s), após avaliação de ETEs com maior potencial de representação das diferentes modalidades de uso benéfico do lodo consideradas.

A concepção previu a utilização do processo de compostagem pra produção de biossólidos, considerando o atendimento aos parâmetros da Resolução Conama 498/2020. Um dos pontos centrais do projeto piloto era a obtenção de experiência pela companhia de saneamento para eventual expansão da prática em todo o estado da Bahia.

Quero saber mais sobre o serviço ofertado nesse case

Ao utilizar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.